Nas asas do tédio (Folha de São Paulo)

ESPECIAL PARA A FOLHA

Berlim hoje é celebrada por sua posição de vanguarda na cultura e na
música, pelo design e pela arte vibrantes, e também como um ponto de
encontro brusco e atraente entre o oeste e o leste. Tudo isso se
justifica, mas para mim Berlim também é fascinante como centro de algo
mais: o tédio revolucionário.

Permitam-me explicar. Há 20 anos, em Berlim, o muro separava duas
escolas distintas de tédio.

Do lado oriental existia a variedade comunista, definida por grandes
labirintos de jaulas de concreto pré-fabricado para seres humanos,
fábricas sujas despejando poluentes no ar e complexos monumentais de
museus e teatros dedicados a uma visão sufocante da alta cultura.

Para os "ost-berliners", apenas o terror induzido pela Stasi e o consumo
copioso de álcool eram capazes de animar as coisas.

Burguesia mimada

Já o lado ocidental, por sua vez, abrigava algo de diferente: o tédio do
consumismo bovino do pós-guerra.

A melhor representação disso era a famosa Kaufhaus des Westens, a
maior loja de departamentos da Europa [continental], que oferecia
muitas e muitas... coisas. Sim, de fato: na KaDeWe havia queijo. E
carne. E roupas. Etc.

Apenas um punhado de filhos mimados da burguesia, brincando de
revolução, e a maior população de drogados da Europa serviam para
animar um pouco as coisas.

Mas então o muro caiu e o tédio do leste foi libertado para que pudesse
se fundir com o do oeste.

Isso também aconteceu em outras partes da Europa oriental, mas só em
Berlim havia duas escolas em tão perfeito equilíbrio, interconectadas de
forma tão íntima.

A apodrecida infraestrutura do comunismo se misturava aos chochos
arranha-céus novos em estilo pseudoamericano, na Potsdamer Platz.

A nostalgia do comunismo e a globalização descontrolada se davam as
mãos; e todos marcharam unidos para um admirável mundo novo de
reciclagem, nudismo, música tecno minimalista e a pornografia mais vil
do planeta.

Quem fica na cidade por tempo demais não demora a desconfiar que
até a cena de arte "radical" é rigidamente conformista e "segura".

Mas não pensem que estou me queixando. Amo Berlim. É um vislumbre
do progresso em vidro e concreto, no qual os cientistas estão criando
uma visão utópica de um "tediofuturo" diversificado, mas ordeiro, que
um dia poderá triunfar em toda a Europa.

Tradução de Paulo Migliacci.
DANIEL KALDER é escritor escocês, autor de "Lost Cosmonaut" (ed.
Faber and Faber), em que apresenta o "Manifesto Antiturista" e relatos
de visitas a ex-repúblicas soviéticas.

Folha de São Paulo, 8 November 2009